segunda-feira, 2 de maio de 2016

O que é PIS? Entenda aqui!


PIS é o beneficio conhecido como 14 º salário, ou abono salarial, e este valor é pago todos os anos pelo Ministério do Trabalho em parceria com a Caixa Econômica Federal a todos os trabalhadores que estão inscritos no Programa de Integração Social PIS, pelo menos há 5 anos.



O PIS é pago a todos os trabalhadores?

Não. O PIS é pago somente aos trabalhadores que recebem de salário o valor referente a 2 salários-mínimos no máximo por mês, isso, de acordo com o salário em vigência, e a ideia desse pagamento é minimizar a diferença de salários que existem entre as classes de trabalhadores.

Além disso, para se ter direito a PIS, é preciso que o trabalhador esteja inscrito no Programa de Integração Social PIS, e geralmente a inscrição ocorre no emprego onde houve o registro em carteira pela 1 ª vez, e essa contribuição deve ser feita pela empresa empregadora para a qual o trabalhador foi contratado, ou seja, não é paga pelo trabalhador!

Essa contribuição é feita pelas empresas independentes do setor em que atuam, ou, de acordo como foram classificadas pelos órgãos contábeis, com a alíquota de 0,65% sobre o faturamento, ou, sobre a renda bruta mensal da empresa a qual o trabalhador está registrado.

A Empresa para a qual o trabalhador presta serviços, precisa necessariamente fazer a RAIS ao Ministério do Trabalho onde consta o nome do trabalhador. Veja o manual do pis no Kingo Labs.

O trabalhador deve ter trabalhado para uma empresa privada no ano anterior ao do recebimento do PIS,  pelo meno com 30 dias de carteira assinada.

Não possuem direito ao Programa de Integração Social PIS, os trabalhadores Servidores Públicos em virtude de terem direito ao PASEP, também os trabalhadores autônomos, agricultores autônomos ou vinculados a uma cooperativa, empregadas domésticas mesmo com carteira assinada, vez que, prestam serviços a pessoa física e não a uma empresa privada.

O valor do beneficio é de um salário-mínimo pagoanualmente, independente da renda do trabalhador, ou de quantos meses tenha trabalhado no ano anterior.

Para saber sobre o dia do pagamento do PIS, é só procurar pelo calendário que é fixado sempre no mês de maio nas agências da Caixa Econômica Federal.

A Caixa Econômica Federal libera também ao trabalhador um serviço online conhecido como Portal do Cidadão, onde também o trabalhador pode consultar se tem direito ao PIS.


Esse calendário é baseado no mês de nascimento do trabalhador e poderá ser sacado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, ou, nas Lotéricas e Caixa Aqui, basta apenas que apresente o cartão cidadão!

0 comentários:

Postar um comentário