segunda-feira, 2 de maio de 2016

Entenda aqui como funciona a energia solar

Com toda essa discussão em relação a falta de água no planeta, outros meios de produção de energia tem ganhado mais espaço para ser o próximo substituto da energia produzida por meio de usinas hidrelétrica. E o que tem chamado mais atenção é a energia solar, e vários são os motivos para isso.

Como o próprio nome sugere, a energia solar é a energia produzida por meio da captura dos raios solares, que podem ter, em especial, dois objetivos: a geração de energia elétrica e o aquecimento solar de água.


Para isso são usados dois sistemas:
·       
Fotovoltaico, em que a irradiação solar é transformada diretamente em energia elétrica; e
·       
Solar térmica, em que a irradiação é transformada em energia térmica para aquecer água, óleo e outras substâncias.

Energia Fotovoltaico

Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida diretamente a partir da irradiação da luz solar, podendo ser produzida até mesmo em dias nublados. Um detalhe importante que se deve destacar é que quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.

Como funciona?

As células solares são feitas a partir de materiais como silício ou outros semicondutores. Quando a célula é exposta à luz, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, desta forma gerando eletricidade. Assim, os elétrons livres são levados para fora da célula solar e ficam disponíveis para serem usados na forma de energia elétrica.

Energia Solar Térmica

A energia solar térmica é geralmente usada para a produção de água quente. De todo modo, esse tipo de produção é muito eficiente, afinal de contas é capaz de reduzir o consumo de energia relativo ao aquecimento da água em até 80%.

Como funciona?

Diferente do que muitos pensam, estes painéis que possuem uma superfície refletora não geram eletricidade. Eles contêm tubos cheios de água que são aquecidos pelo calor absorvido do sol e mantidos em um reservatório térmico para que mantenham a água quente. Um problema é que é necessário instalar alguns metros quadrados de coletores sobre os telhados, pois a incidência da radiação solar sobre a superfície terrestre é baixa.

A energia solar é considerada uma fonte de energia renovável e inesgotável, diferente do que acontece com a energia termelétrica, que utiliza combustíveis fósseis. Além disso, a energia solar não emite gases poluentes que contribuem para o aquecimento global como o dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio(NOx) e dióxido de carbono (CO2).

A energia solar também se mostra vantajosa em comparação a outras fontes renováveis, como a hidráulica, pois requer áreas menos extensas do que as usinas hidrelétricas.


Um problema relacionado à produção de energia solar é o seu alto custo de fabricação e instalação. O que compromete a utilização em larga escala pela população mundial. Mesmo assim, o uso da energia solar teve um crescimento significativo - na última década, sua produção aumentou cerca de 40%.

Mais informações sobre energia solar vc encontra no Portal da Energia.

0 comentários:

Postar um comentário